data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (arquivo/ Diário)
A Associação dos Municípios da Região Centro (AM Centro) publicou, nesta terça-feira, um decreto regional adotando as regras já anunciadas pelo Estado recentemente em que permite a presença de torcedores em competições esportivas no Estado. Além disso, outra mudança prevista no decreto é a possibilidade de público em rodeios organizados em Santa Maria ou nas cidades que integram a AM Centro. Outras regras, como música ao vivo, horário de bares e restaurantes e liberação de áreas comuns em condomínios continuam da mesma forma.
COMPETIÇÕES
Com as mudanças, fica autorizada a presença de público em competições esportivas de acordo com o que foi estipulado pelo governo estadual, ou seja, com até 40% da capacidade de cada setor e limite de 2,5 mil pessoas em todo o ginásio, estádio ou demais locais onde as disputas são realizadas. O público precisa permanecer obrigatoriamente sentado, manter o distanciamento mínimo de 1 metro tanto durante o evento quanto na entrada e na saída dos ambientes. O uso de máscara é obrigatório.
Por caso de Covid-19, São Gabriel tem jogo adiado na Divisão de Acesso
Também é preciso abrir os portões dos locais com antecedência para evitar aglomerações. A saída dos torcedores deve ser organizada por setor pelo mesmo motivo. Os anfitriões precisam colocar monitores para observar e reforçar o uso de máscaras pelo público. A proporção do decreto estadual é de um monitor a cada 150 pessoas na torcida. A venda de ingressos deve ser somente de forma presencial. Para o próximo jogo do Inter-SM em casa, os torcedores já podem comprar ingressos presencialmente. Clique aqui para conferir os horários.
RODEIOS
Antes, os rodeios só poderiam ocorrer com, no máximo, 300 participantes e sem presença de público. Agora é possível ter público desde que, somando a plateia e o número de participantes, o total seja 600 pessoas. Os organizadores do evento devem informar à Prefeitura o nome e o contato do responsável pelo rodeio. Isso tem de ocorrer, no mínimo, 24 horas antes de o evento começar. Em, no máximo, três dias após o término do rodeio, os organizadores devem encaminhar a relação dos inscritos e da equipe que executou o evento. Os rodeios precisam seguir as orientações da Cartilha de Atividades Campeiras do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). O uso de máscara segue como obrigatório nesse tipo de atividade.